Novo Smart Vision EQ Concept é uma “bolha” autónoma para dois
A Smart acaba de revelar ao mundo o Vision EQ ForTwo, protótipo que fará a sua estreia pública em Setembro, durante o Salão Automóvel de Frankfurt.
Assente nos quatro pilares da estratégia futura do grupo Daimler, denominada "CASE", de Conectado, Autónomo, Partilhado ("Shared") e Eléctrico, este Vision EQ concept ForTwo mostra a visão da Daimler para o futuro da mobilidade urbana e daquilo que poderá ser o transporte público individualizado: foi pensado e desenvolvido para ser um veículo eléctrico 100 por cento autónomo que está sempre conectado para o servir sempre que precisar.
"O Smart Vision EQ ForTwo é a nossa visão do futuro da mobilidade urbana; é o concept de ‘car sharing’ mais radical de todos: completamente autónomo, com máxima capacidade de comunicação, amigável, personalizável e claro, eléctrico", afirmou a CEO da Smart, Annette Winkler.
Contudo, e como já aqui mencionámos, é um conceito que tem vindo a ganhar força e que a Daimler até já apoia, basta recordar que o maior serviço de "car sharing" do mundo, a Car2Go, tem quase 14 mil automóveis em cidades europeias, asiáticas e norte-americanas, e é uma subsidiária da própria Daimler.
No exterior o maior destaque vai para o pára-choques dianteiro que conta com um display para comunicar, por exemplo, com os pedestres que atravessam a estrada. Ainda assim, este display também pode ser usado para dar as boas-vindas a um novo utilizador ou para se "despedir" dele.
No que a motorizações diz respeito, a Smart não adianta detalhes acerca do propulsor eléctrico que move este Vision EQ ForTwo. Contudo, confirma que este motor eléctrico se "alimenta" de um pacote de baterias de 30 kWh, sendo que quando o carro não estiver a ser usado vai conduzir sozinho até um estação de carregamento para carregar.